
Neurocirurgião e Especialista em Dor
CRMs: 15267-ES, 54171-MG, 154105-SP
RQEs: 10016-ES, 11129-ES, 43347-MG, 69807-SP


Hérnia de disco
O disco de amortecimento entre as vértebras torna-se flácido e se espalha além de seu limite; com isso, invade o espaço do tecido neural e o comprime.
Estenose de canal
O túnel por onde passa o tecido neural da coluna fica mais estreito, por artrose, espessamento de ligamentos e hérnias de disco, também invadindo e comprimindo esse tecido.
Listese
Deslizamento de uma vértebra sobre a outra, o que pode comprometer o tecido neural que passa ao lado.
Fratura
As vértebras sofrem rachaduras de intensidades variáveis, que podem comprometer a estabilidade da coluna (capacidade de suportar o peso e participar de movimentos).
Síndrome do piriforme
O nervo ciático fica comprimido por um músculo da região glútea chamado piriforme.
Compressão do nervo ulnar
Esse nervo percorre o membro superior, até a mão, e fica mais superficial na região do cotovelo, onde pode ficar preso por diversas estruturas.
Neuralgia occipital
Dor, possivelmente acompanhada de dormência, na região de trás da cabeça e da nuca, devido ao aprisionamento do nervo occipital em seu trajeto da coluna cervical à cabeça.
Tumor espinhal
Similar ao explicado para o crânio. O mais comum são células de tumores de outros locais desprenderem-se de sua origem e se alojarem na coluna, onde também começam a se proliferar.
Síndrome do túnel do carpo
O nervo mediano, responsável por parte da sensibilidade e movimento da mão, fica comprimido abaixo de uma faixa fibrosa, denominada retináculo dos flexores, como dentro de um túnel apertado.
Síndrome do desfiladeiro torácico
Compressão de nervos do plexo braquial e/ou vasos sanguíneos na região à frente do ombro, abaixo da clavícula e acima da costela.